17 janeiro 2007

Vita di italiani

O Nono estava hospitalizado e os filhos, netos e bisnetos vieram de todos os cantos do mundo.
Os médicos deixaram que os parentes levassem-no para a sua casa, para cumprir seu último desejo, o de morrer em casa, ao lado de seus queridos.
Foi para o quarto e as visitas foram se revezando para tentar consolar e dar conforto ao Nono em seu derradeiro momento. De repente o Nono sentiu um aroma maravilhoso que vinha da cozinha.
Era a Nona tirando do forno uma fornada de pastiére de grani italiani.
Os olhos do Nono brilharam e ele se reanimou.
Entao, o Nono pediu ao bisneto que estava ao lado da cama dele:
- Piccolo mio, vai na cojina e pede um pedaxo de pastiére pra Nona.
O guri foi e voltou muito rápido.
- E o pastiére? - perguntou o nono.
- A Nona disse que nao!
- Ma per que non, porca miséria, ma que véquia desgraciata! Que que esta putana falô?
- A Nona disse que é pro velório!

16 janeiro 2007

Freeware para Palmtops

(Publicado no Jornal da Mensa - Out/Nov 2006)


Que jogue a primeira pedra quem nunca esqueceu um compromisso. Ou não achou um número de telefone na hora de ligar para alguém. É imprescindível encontrarmos um modo de organizar nossos compromissos, contatos e informações, e ter tudo na ponta dos dedos quando necessário. Nunca gostei de usar agendas de papel, e para não confiar apenas na memória, comprei há algum tempo uma agenda eletrônica sofisticada, um Palm Zire 72.

No ínicio, era tudo novidade. O aparelho veio cheio de recursos, como agenda, lista de contatos, gerenciador de tarefas, capacidade de ler arquivos gerados pelo word e excel, juntamente com uma máquina fotográfica digital de 1.2Mpixels integrada e gravador de voz. Instalei mais alguns joguinhos baixados da internet, e o pacote estava completo.

Como tudo que é mal aproveitado, no entanto, fui deixando de lado o aparelhinho aos poucos. Até que um momento ele ficava mais na gaveta que comigo.

Mas decidi retomar o uso dele, para realmente usufruir o que ele tem de melhor. A capacidade de organizar as coisas. E fui atrás de programas na internet que me auxiliassem nessa empreitada. Localizei alguns programas excelentes e gratuitos para esse computador móvel. Alguns dos melhores são:

Ma Tirelire (Ma-Tirelire.net)
O Ma Tirelire (Meu cofre-porquinho) é um gerenciador de finanças pessoais. De acordo com seu criador, foi idealizado a partir das necessidade dele. E decidiu disponibilizar gratuitamente seu programa a quem pudesse se interessar por ele. Cheio de recursos, você pode ter nas mãos um retrato da sua vida financeira com o Ma Tirelire.





Handyshopper (www.ggaub.com/hs)
O Handyshopper é uma ferramenta para se montar listas de compras. A grande vantagem desse tipo de aplicativo é que você entra no mercado sabendo o que vai comprar, quais seções devem ser percorridas e quanto se vai gastar. Sem falar no tempo economizado. Isso evita o desperdício de comprar coisas supérfluas. Mas a variedade de seus recursos permite a elaboração de qualquer tipo de lista. Como por exemplo, organização de viagens. Você vai anotando as suas necessidades no planejamento da viagem, e na hora de arrumar as malas demora menos de dez minutos para localizar tudo. E para as próximas, você está com tudo anotado. Esse programa é imperdível, mal dá para acreditar que seja gratuito.

Planetarium (www.aho.ch/pilotplanets)
Esse programa não é freeware, mas disponibiliza todas as suas funções na versão não registrada. É um utilitário para o astrônomo amador e profissional, que mostra um mapa do céu com todas as posições dos planetas, estrelas e outros objetos celetes. Com uma interface amigável e facílima de usar, esse programa ajudar a identificar as constelações, encontrar planetas a olho nú, entre outras coisas.



Lingo (www2.vo.lu/homepages/phahn/software/palm)
Um dicionário poliglota. Basta inserir uma palavra que esse programa traduz para qualquer outro idioma que esteja instalado. No meu aparelho tenho português, inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Mas no site é possível baixar dicionários até de esperanto, latim e swahili, seja lá onde se fale isso.

Plucker (www.plkr.org)
O Plucker é um visualizador de páginas html e de e-books. E faz seu trabalho muito bem. Basta baixar o conteúdo para o computador, converter para o formato nativo dele e colocar no palm.

Bigclock (www.gacel.de/bigclock.htm)
Um substituto para o relógio padrão do palm, com algumas funções extras, como 4 alarmes simultâneos, etc.

Converter (www.mattmarsh.net/computing/converter.shtml)
Um conversor de unidades. São 215 tipos diferentes de unidades, em 23 categorias. Preciso dizer algo mais?

IdeaPad (http://www.nosleep.net/)
O IdeaPad serve para que se crie mapas mentais, ou fluxogramas, para que se represente de maneira gráfica um processo de idéias. Existe a possibilidade de transformar depois isso em uma lista hierárquica e vice-versa. Útil para registrar brainstorms, relações de causa-efeito, entre outros.

Little John Palm ()
Esse programa transforma o palm em um videogame portátil. É um emulador de várias plataformas, tais como game-boy, master system, mega drive, super nintendo, etc. Para jogar, no entanto, é necessário possuir as imagens dos jogos, chamadas roms. Infelizmente o programa acaba com a bateria do palm em tempo recorde. Vale a pena como curiosidade, ou para matar a saudade daqueles joguinhos antigos.

Openchess (palmopenchess.sourceforge.net)
Um jogo de xadrez para o palm. Muito bom, ainda mais por ser gratuito.

Progect (progect.sf.net)
Um programa para gerar listas de tarefa hierárquicas. Existe a capacidade de acompanhar a realização de cada tarefa a partir dos sub-itens que a compõe. Pode se classificar por categoria, prioridade ou data, mudar o tipo de acompanhamento para um check-box, percentual realizado ou uma quantidade a ser alcançada.

Puzzles (www.chiark.greenend.org.uk/~jharvey/puzzles)
Dá para perder horas com esse programa. É uma coleção de 24 tipos de quebra-cabeças diferentes, que são gerados aleatóriamente pelo palm. Entre os jogos estão sudoku, resta-um, nonograma, campo minado, e outros que já frequentaram as listas de discussão da Mensa. Esse é obrigatório para quem tiver um palm. Mas para quem não possui, todos esses jogos estão disponíveis para windows, na página www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/puzzles/

Sudoku (www.scss.com.au/family/andrew/pdas/palm/myprogs/sudoku)
Um dos melhores programas de sudoku para o palm. Gera desafios aleatoriamente, ou permite a inclusão de problemas.


Existem muitos outros programas disponíveis para essa plataforma. A empresa que fabrica esses aparelhinhos propagandeia que há mais de 20.000 aplicativos desenvolvidos. Esses são apenas uma pequena amostra do que existe atualmente. Nas páginas dos desenvolvedores pode ser encontradas maiores informações sobre o propósito e o funcionamento dos programas apresentados nessa matéria.